policiamento

Guarda Municipal e Brigada Militar fazem operação integrada na área central

Camila Gonçalves


Foto: Charles Guerra (Diário)/Ação integrada ainda é experiência piloto

Uma atuação conjunta entre Brigada Militar e Guarda Municipal chamou a atenção dos santa-marienses, nesta quarta-feira, na região central da cidade. Seis motocicletas rodaram juntas pelas ruas, sendo três com agentes da Guarda Municipal e três com policiais militares. Atividades como essa só ocorreram antes nas operações Calourada Segura e na Romaria da Medianeira. A ação aconteceu ao mesmo tempo em que o efetivo da Operação Papai Noel realiza o policiamento a pé nas áreas comerciais. 

O patrulhamento conjunto foi uma experiência piloto, que deve ocorrer novamente em Santa Maria após o balanço da ação pelas instituições. O objetivo, segundo o comandante do 1º Esquadrão do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), capitão Thiago Valente Giacomelli, é fortalecer a rede de segurança que já atua na área central e de aumentar a sensação de segurança na comunidade.

- O 1º RPMon e a Superintendência da Guarda Municipal farão uma reunião de avaliação, na próxima semana, para que sejam feitos os devidos ajustes e planejadas as ações futuras - observa o comandante do 1º Esquadrão.

Jovem é preso e adolescente é apreendido após roubo a loja de informática

Foram feitas, ontem, cerca de 40 abordagens entre identificação de indivíduos e barreiras policiais para a fiscalização de motocicletas. O trabalho tem uma estratégia pré-definida. As tarefas de revista, identificação e segurança da cena são divididas entre os agentes e os PMs. O patrulhamento passou por Avenida Rio Branco, Praça Saldanha Marinho, Parque Itaimbé, Gare da Viação Férrea, escolas da área central e ainda por pontos de comércio, com atenção especial para as casas lotéricas.

O chefe da missão, sargento Jorge Damião Borba, da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Rocam), do 1º RPMon, avaliou o primeiro dia de trabalho como bem-sucedido.

- Com essa ação coordenada, inibimos roubos aos pedestres e ao comércio. Temos a facilidade de mobilidade por conta das motocicletas, já que conseguimos trafegar por parques, calçadão e lugares com menos acesso das viaturas. Quem ganha é a população - diz o sargento.

Homem morre em capotamento na BR-158

Além de colaborar com os órgãos de segurança pública, a Guarda Municipal tem como uma das competências a proteção dos bens públicos. O responsável pela equipe de motos da Guarda Municipal, Elias Isaias Rossdeutscher, lembra que a união de esforços não exclui as atribuições do órgão:

- É uma forma de unir esforços. Ao mesmo tempo em que contemplamos a segurança do patrimônio público, geramos uma sensação de segurança na comunidade e protegemos as pessoas, outro dever da Guarda.

A auxiliar de cozinha Josilda Pias, 40 anos, concorda que a presença de policiais impede a ação de criminosos:

- Não venho muito ao Centro, mas me senti segura vendo que a polícia está ali. Assim, os assaltantes não ficam rondando.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia investiga ossada humana encontrada em Rosário do Sul

Próximo

Jovem é preso e adolescente é apreendido após roubo a loja de informática

Polícia/Segurança